Aliexpress – é confiavel e Reclamações. Vale a pena usar em 2021?

Click to rate this post!
[Total: 19 Average: 3]

Aliexpress (aliexpress.com) é uma plataforma de transação online popular chinesa, iniciada em 2010, que permite a exportação de mercadorias da China diretamente para os compradores.

1. O que é o Aliexpress?

O portal pertence ao grupo de negociação Alibaba, que foi fundado em 1999 e administra outros portais como o Yahoo Chinês. O AliExpress está disponível para usuários que estão conectados (que configuram uma conta no site – instruções relativas ao processo de registro estão abaixo) em todo o mundo e também está disponível na forma de um aplicativo para dispositivos móveis.

Aliexpress.com oferece uma ampla gama de produtos de todas as categorias, incluindo vestuário, eletrônica, design de interiores, alimentos e cosméticos. Os produtos são vendidos diretamente pelos fabricantes Chineses, o que permite que você os compre a um preço inferior.

2. Como começar a comprar no AliExpress.

Atualmente, o site está disponível em outras línguas além do Inglês, o que torna a navegação e compras mais fáceis e contribui para o aumento da popularidade da plataforma em países de língua não-inglesa. Para novos usuários, um pequeno manual foi preparado, que apresenta o processo de registro de um novo usuário, bem como o processo de compra.

screen1

Antes que você possa começar a fazer compras, você precisa criar sua própria conta, o que irá permitir que você faça o login e compre produtos. A fim de fazer isso no site principal, Aliexpress.com, você tem que clicar no botão “Entre/Inscreva-se” – “Participe grátis”, localizado no canto superior direito.

Em seguida, você tem que clicar em “Inscrever-se” novamente, para configurar uma nova conta. Você também pode usar seu perfil no Facebook ou endereço de e-mail existente – se você optar por se inscrever usando seu endereço de e-mail, você será redirecionado a um pequeno formulário especial no qual você será solicitado a fornecer seu nome, sobrenome, e-mail e a senha que você definiu para a sua recém-criada conta.

screen2

O processo de inscrição foi simplificado ao limite máximo e até mesmo um iniciante será capaz de se inscrever e fazer compras nesta plataforma online. Após enviar o formulário preenchido, o usuário está automaticamente conectado e está pronto para fazer compras no site.

 

screen3

A pesquisa pelo produto de interesse é intuitiva. O usuário tem a possibilidade de procurar o nome do produto ou pode navegar através das categorias escolhidas. O portal também fornece um vídeo claro em relação à procura de produtos no site. A gravação está disponível no canal oficial Aliexpress do YouTube:

AliExpress – Como Encontrar os Produtos no AliExpress

3. Processo de Compras – passo a passo

Depois de visitar o site Aliexpress.com e fazer login para a conta criada anteriormente, os usuários pesquisam por produtos usando o painel de pesquisa (lupa) ou escolhendo uma categoria na página inicial do lado esquerdo. Se o usuário quiser navegar através de todas as categorias, ele pode fazer isso, clicando em “Ver todos”.

screen4

Depois de encontrar um produto específico, o usuário clica sobre o dado produto para ver a sua página, os detalhes do produto e mais fotos.

screen6

Na página do produto, o usuário pode obter mais informações como: quantas pessoas já pediram o produto, quantas pessoas acrescentaram na sua lista de desejos, e qual é a classificação dos vendedores. A quantidade de estrelas indica se as pessoas que já compraram e receberam os produtos estão satisfeitas com eles. O comprador deve se lembrar de ler atentamente a descrição do produto e verificar as opiniões dos outros usuários (“Feedback”). É a base para uma transação finalizada positivamente que satisfaz o comprador.

Se um usuário está pronto para comprar um determinado produto, ele deve clicar no botão “Comprar Agora”, que o redireciona para a forma de entrega. Depois de fornecer o endereço, o usuário pode escolher um método de pagamento conveniente, que depende do país de residência (mais informações sobre os pagamentos podem ser encontradas a seguir no texto). Depois de fazer o pagamento e receber a confirmação, o comprador pode esperar a entrega dos produtos adquiridos.

Em relação ao processo de venda, você também pode se familiarizar com o vídeo de instruções do AliExpress: Como Comprar no AliExpress,

4. Pagamento pelas compras no Aliexpress.

screen9

Esta plataforma de vendas oferece aos compradores alguns métodos de pagamento para escolher, e sua disponibilidade depende do país de residência de um determinado usuário. Independentemente do país ou continente, o comprador tem a possibilidade de usar um método de pagamento online rápido e a moeda da sua conta não importa (a conta em moeda estrangeira não é necessário). Há também a possibilidade de pagar com cartão de débito ou crédito.

Durante o pagamento, o banco do comprador irá converter automaticamente a quantidade dada em dólares (essa é a única moeda válida no AliExpress) – todo o processo é automático e não envolve o comprador, o que simplifica o processo e não limita os compradores que utilizam os serviços de diferentes bancos. Um comprador deve conhecer os preços e as regras do banco onde tem uma conta antes de fazer uma compra, porque alguns bancos podem cobrar taxas ou comissões adicionais para o método de pagamento escolhido ou conversão de moeda.

5. Transação segura no Aliexpress

Apesar das compras online serem algo comum hoje em dia, ainda existem muitos usuários da Internet que se preocupam com a segurança, especialmente quando fazem compras em sites estrangeiros. É por isso que a plataforma de vendas Aliexpress apresenta a sua própria política em relação à segurança dos compradores, o que garante uma sensação de segurança para todos os usuários (mais detalhes podem ser encontrados AQUI).

6. Comunicação com o vendedor.

Na página do produto, o usuário pode sempre encontrar informações sobre o vendedor, o número de opiniões positivas de compradores e os comentários que eles postaram. Classificações elevadas e uma grande quantidade de opiniões positivas indicam credibilidade e honestidade do vendedor. Se o usuário tiver perguntas adicionais sobre os produtos, ele pode clicar em “Entrar em Contato Agora” e enviar uma mensagem ao vendedor.

screen8

7. Aguardando pela entrega

O tempo de entrega é sempre determinado com cada produto – é sempre um período de tempo determinado pelo vendedor, que garante que nesse tempo um dado produto vai ser enviado e entregue ao comprador. O prazo de entrega é diferente para os EUA, Rússia e países europeus. As estatísticas mostram que o tempo médio de espera de entrega é de 1 a 6 semanas, mas tudo depende do vendedor e do país receptor.

8. Seguindo os pacotes

Quando um comprador adquire um produto, o vendedor é obrigado a fornecer um número de pedido (opção “rastreio”). O comprador que tem acesso ao número pode rastrear o pacote e verificar a fase de entrega.

9. Reembolsos e reclamações sobre AliExpress

Aliexpress tenta garantir segurança e satisfação total das compras no site e inclui seus usuários em um programa de segurança do comprador. Um vendedor tem uma determinada quantidade de tempo para fornecer os produtos ao cliente – é o chamado “período de proteção”, que geralmente tem a duração de 60 dias. Sete dias antes do final deste período, o comprador pode iniciar uma “disputa” com o vendedor.

Se o vendedor garante que o produto foi enviado, o período de proteção pode ser estendido (até 120 dias). É importante saber que o vendedor recebe o pagamento pelos produtos vendidos somente após o comprador confirmar que recebeu a ordem e que o produto correspondia à descrição (ou se o período de proteção terminou e o comprador não apresentou nenhuma queixa). No entanto, se o comprador não receber o produto ou não corresponder às suas solicitações e não coincidir com a descrição, eles podem começar uma “disputa” e solicitar um reembolso de tudo (reembolso total) ou de uma parte (reembolso parcial) do valor pago.

Se a disputa com o vendedor é bem fundamentada e forem apresentados elementos (por ex., imagens do produto com defeito ou uma gravação), então o dinheiro deve voltar para o comprador dentro de alguns dias. Também é importante ressaltar que, ainda que o produto não corresponda à descrição e o vendedor tenha dado um reembolso, o comprador pode manter o produto (defeituoso) e não precisa enviá-lo de volta para o vendedor.

10. É necessário pagar impostos pelo bem comprado?

Se os usuários fazem compras pequenas para seu próprio uso e a quantidade declarada no valor do pacote não é muito alta, então não há nenhuma obrigação de pagar quaisquer direitos adicionais; de acordo com a lei, se o valor dos produtos encomendados não exceder 150 EUR o imposto não é obrigatório. No entanto, se o comprador adquire um bem em maiores quantidades ou se o produto adquirido é de valor alto ele tem que estar preparado para o imposto a ser cobrado.

Em seguida, o comprador tem de confirmar o valor do pacote e transferir a confirmação do pagamento para a Alfândega. Em seguida, juntamente com o pacote, o comprador receberá informações sobre o imposto que ele precisa pagar.

Para resumir – vantagens e desvantagens do Aliexpress

Vantagens:

  • Possibilidade de comprar produtos a preços atrativos diretamente dos fabricantes na China
  • Um bom sistema de defesa ao consumidor
  • Um sistema de pagamento direto
  • Muitos cupons promocionais para os usuários que, adicionalmente, diminuem os custos das compras, entregas gratuitas

Desvantagens:

  • Longo período de espera da entrega
  • Possibilidade de receber produtos de baixa qualidade e encontrar vendedores desonestos
  • Risco de compra de produtos de imitação
  • Suporte ao usuário deficiente em outras línguas além do inglês, chinês ou russo.

Aliexpress - é confiavel:

  1. Eu não gosto de esperar pelos meus pedidos, mas os preços são tão bons que se eu não tiver que comprar algo instantaneamente, vale a pena. Eu não consigo mais imaginar minha vida sem compras na Internet.

    Responder
  2. Oi! Eu tenho uma pergunta… Eu realmente não entendo isso porque é minha primeira compra – Eu pedi algumas coisas há cinco dias e eu consigo ver que no histórico de pedidos, há algumas informações sobre o processamento de pagamentos (e o pagamento online foi realizado com sucesso) e há também algo sobre 5 dias e algumas horas e minutos – o que é isso??? O que é essa contagem regressiva? Será que não aceitou o meu pagamento? Obrigado pela ajuda.

    Responder
  3. Olá, não se preocupe, está tudo bem. :) É apenas um período de tempo no qual o vendedor tem que enviar o pacote com o seu produto e fornecer o número dos pedidos :)

    Responder
  4. Oi, eu sou novo nisso também, então por favor me ajude – aqui diz “48 dias” ao lado do meu pedido – isso significa que eu vou receber a entrega só depois disso, então? O que é isso?

    Responder
  5. Este é o período de “proteção” do comprador – o momento em que o pacote deve chegar até você (e você tem que confirmar no site).

    Responder
  6. Eu sou tão estúpido, eu cliquei acidentalmente em “cancelar o pedido,” :( o que eu faço agora? : ((( Claro que eu enviei o dinheiro…

    Responder
  7. Eles só irão te dar o dinheiro de volta. Se você quiser comprá-lo, você vai ter que pedir mais uma vez.

    Responder
  8. Oh nããããããããooo :( Mais espera :(

    Responder
  9. Bem – é assim que é quando você apenas clica sem prestar atenção…

    Responder
  10. Lembre-se de realmente ler estas descrições, quando eu vejo estas promoções que eu penso imediatamente sobre estas fotos “Expectativa e Realidade.” Você tem que ter cuidado com os Chineses …

    Responder
  11. Posso pagar com cartão de crédito? Eu acabei de ver algo que eu gostei.

    Responder
    • Esse site realmente é seguro? Pq quero fazer uma compra mais tenho medo de pagar e não vim

      Responder
  12. Sim – você só tem que escolher a opção de pagamento com cartão.

    Responder
  13. Existe a possibilidade de usar o PayPal?

    Responder
    • Olá!
      O correio cobra taxa de 15 reais para todos os pacotes??
      Até os pequenos de baixo valor?

      Responder
  14. Como é possível um vestido custar por ex. dois dólares? O_o Tão estranho…

    Responder
    • Eu fiz uma compra pela Aliexpress e já fiz o pagamento mas ainda tá constando que preciso fazer o pagamento?explica isso pra mim por favor!

      Responder
  15. Olá! Você tem que ter cuidado com essas ofertas, as pessoas geralmente as compram porque elas querem comprar roupas por quase nada, mas ou elas nunca recebem o pacote ou é realmente uma coisa Chinesa ruim. Os produtos fabricados na China não têm que ser de baixa qualidade (olhe em torno das suas casas e vocês vão ver que 90% das suas coisas vieram da China), mas não vamos nos enganar achand que podemos encontrar algo ótimo por um dólar.

    Responder
  16. Eu apaguei a conta de e-mail que usei para o Ali :( E agora???

    Responder
  17. Vai ser mais fácil configurar uma nova conta com um novo endereço de e-mail. O processo de inscrição leva, literalmente, um pouquinho. Ou você pode se inscrever usando o Facebook, o que levará literalmente alguns segundos.

    Responder
  18. O Ali é ótimo se você se preocupa com os preços (mas nem sempre), mas não se preocupa com o tempo de entrega curto. Nós podemos ter certeza de uma coisa – uma entrega da China não vai chegar até você em 24 horas – compras instantâneas não são uma opção.

    Responder
  19. Se alguém não esteve por lá ainda então sua situação financeira está em perigo: P Lembre-se que as suas compras devem ser sempre razoáveis e pensadas! É tão fácil de clicar em “Comprar” online, mas os nossos cartões de crédito têm um certo limite…

    Responder
  20. Quero comprar um computador é viável pelos riscos?

    Responder
  21. O pagamento de uma compra feita com cartão de crédito pode ser parcelado? E pode ser usado cartão de crédito nacional (valido no brasil) ou so internacional?

    Responder
  22. fiz uma compra de um vestido no site aliexpress e faz uns 3 meses q se passou e o vestido nao chegou. No site aliexpress disse que ( foi concluido) o objeto sendo que nao recebi nada, esta ate aparecendo para eu avaliar o produto como se eu ja tivesse o recebido. Liguei para a agencia geral dos correios e eles falaram que de fato nao receberam minha mercadoria aqui no brasil. ja falri com o vendedor e ele disse que isso é normal. Mas nao é! qual o procedimento que devo tomar agora?

    Responder
  23. Fiz uma compra até hoje não chegou.. solicitei o reembolso e não foi feito.. sai no prejuízo

    Responder
  24. oiii ,to vendo um celular da samsung ,queria saber se é original ou replica ?

    Responder
  25. Se eu pagar no boleto bancário quanto tempo demora pra finalizar a compra???

    Responder
  26. Olá fiz uma compra de um celular no site banggood,foi aprovado pelo banggood e pelo Itaú,horas depois o site banggood me mandou mensagens dizendo que não foi aprovado tive que cancelar meu pedido mais o site banggood não passou o cancelamento para o banco Itaú,e eu já estou pagando fatura!

    Responder
  27. Este site gosta de brincar com os sentimentos dos outros. Comprei uma bebe reborn 16 d outubro,para a minha filha. Previsao de entrega 60 dias. Agora falaram q foi para curitiba previsao d entrega mais 40 dias. O q eu vou dizer pra minha filha no natal. Ja estou sem esperanca.penso que cai em um golpe.

    Responder
  28. Este site gosta de brincar com os sentimentos dos outros. Comprei uma bebe reborn 16 d outubro,para a minha filha. Previsao de entrega 60 dias. Agora falaram q foi para curitiba previsao d entrega mais 40 dias. O q eu vou dizer pra minha filha no natal. Ja estou sem esperanca.penso que cai em um golpe.
    Repetitivo mas e um voto de protesto. Na hora de vender sabem enganar bem os outros. Mas na hora de resolver .cade a resposta.

    Vem na minha casa explicar pra minha filha.

    Responder
  29. Aliexpress é o melhor , entrega em mais ou menos 45 dias, produtosos de boa qualidade com preços ótimos , rastreamento perfeito , comunicam por e-mail quando seu pedido chega no Brasil. Os vendedores são super atenciosos, adoro comprar com eles e super indico. Nunca tive problema nenhum já comprei alguns produtos e gostei de todos.Nota mil.

    Responder
  30. Não prestei atenção a cancelei meu pedido mais efetuei o pagamento.Será que mesmo assim o meu pedido poderá ser enviado pois eu já paguei.

    Responder
  31. Comprei um óculos, previsto para chegar em 60 dias , aí chegou em Curitiba muito rápido e mais 40 dias de espera para entregar, os correios do Brasil são muito ruins, já era para estar nas minhas mãos faz tempo!!

    Responder
  32. Já deixei a minha reclamação em tudo que se relaciona com o site, comprei uma bebe reborn dia 21/9/2017 e até agora não recebi o pedido, era pra ser presente de natal da neta, e não tenho mais como explicar à ela o que aconteceu, paguei US$98,26 mais 6,27 de iof, é muito dinheiro pra ninguém me dar uma solução, não sei mais o que fazer, com quem reclamar, espero ser atendida, tenho o extrato do cartão caso queiram ver,aguardo retorno,grata

    Responder
  33. Então, comprei um tenis que não chegava a US$ 30,00, a mercadoria ficou retida nos correios e tive que pagar mais R$ 130,00 para retirar, tudo que comprei tive que pagar muito a mais apesar de serem coisas baratas por causa dos correios, aí a vantagem se torna prejuízo, pq vc pode comprar um produto de marca pelo mesmo valor, mercadoria Aliexpress + correios.

    Responder
  34. Eu gostaria de fazer uma compra pelo Aliexpress porém tenho uma dúvida sobre isso, os vendedores podem mandar simplesmente uma caixa vazia? Ou em alguns casos teria como recuperar o dinheiro de uma compra mau sucedida?

    Responder
  35. Eu comprei, mas por mais de duas vezes não recebi os meus produtos. Comprei 4 bolsas de nylon, recebi apenas uma e tento entrar em contato e não consigo, porque não falo outro idioma. E não sei onde procurar em quem acreditar pois serecebi uma bolsa no endereço indicado, teria que receber as outras que foi tudo numa só data
    Já mandei as fotos dos pedidos. Só que deveria de ter mais opções para contato o que as lojas vituais não dão. É dificil

    Responder
  36. Se vedem para o Brasil respondam no nosso idioma também, nem todos falam a mesma língua ou então que coloquem uma opção traduzir em suas respostas

    Responder
  37. Fiz uma compra no Aliexpress em 11.11.2017 e a proteção da compra foi estendida várias vezes a meu pedido e não recebi ainda! O prazo de entrega vai expirar daqui a 6 dias, falei com o vendedor e ele se prontificou a enviar um novo produto e me informar um novo código de rastreio! O que devo fazer? Entro com uma disputa?

    Responder
  38. é confiavel sim, chega normalmente mas as vezes os correios me extraviam o produto mas sempre os vendedores me reembolsam no mesmo dia

    Responder
  39. Pessoal fiz algumas compras no Aliexpress em dezembro, outras em janeiro, algumas em fevereiro e as ultimas agora em março e até o momento não chegou…, gosto de comprar sempre pelo modo “chine post registered air mail”, por que o custo é baixo e dá para rastrear a mercadoria.
    O problema é que não recebi nenhum produto até o momento e nos códigos de rastreio tenho produtos que já foram liberados sem imposto pela receita em janeiro .
    Conversei com um carteiro dos Correios e ele me disse que desde outubro todas as mercadorias vinda da China estão sendo taxadas e enviadas faturas de uma taxa de serviço de entrega dos correios para o remetente, e os que não são pagas retornarão para a China, ele disse que havia um acordo de troca de favores entre os países em que um se comprometeria a entregar a correspondência do outro gratuitamente em reciprocidade, porem esta regra era usada apenas para cartas e envelopes pequenos, e os produtos que vinham da china aumento muito em tamanho dos volumes o que descaracterizou o acordo, criando assim novas regras.

    Percebi que os códigos de rastreio de março nem apareceram no site dos Correios o que não é comum.

    Alguém tem alguma informação sobre o assunto, não sei se é verdade, por que já fiz outras compras no ali express no ano passado e nunca tive problemas.

    Responder
  40. O determinado valor que aparece ao lado dos produtos é o mesmo para o Brasil ou muda?

    Responder
    • você tem que mudar a bandeira de dolar para real no começo da pagina em configuração

      Responder
  41. Alguém sabe me ajudar já fiz muitas compras no Aliexpress algumas abri disputa e recebi reembolso corretamente..mas agora meu cartão de crédito cadastrado venceu ..tento pagar com novo cartão e Aliexpress recusa diz que por segurança..tento fazer contato fiz e refiz login varias vezes e sempre da senha inválida…como entrar em contato com Aliexpress…APARECIDA TEIXEIRA

    Responder
  42. Bom nuca comprei no AliExpress! Eu estava querendo comprar um celular de alto valor e tenho medo de não chegar. Pq vi que às vezes não chega vdd?

    Responder
  43. Fiz uma compra, ficou R$36,00 reais, e agora uma mulher pelo chat do aliexpress esta me mandando mensagens dizendo que tenho que pagar uma taxa de alfandega, e que não ira enviar meu pedido? ja paguei o que eu faço?

    Responder
  44. Aliexpress é super-confiável.
    O Correio Brasileiro, ECT, este sim não é confiável. A rigor, não é uma empresa: é um “amontoado “

    Responder
  45. Pagamento no boleto também funciona?

    Responder
  46. Fiz a compra de uma Antena em 2018 e até agora não recebi. Entrega está pendente até hoje 23/03/2-19

    Responder
  47. Aliexpress é confiável mas os correios não

    Responder
  48. Comprei dois produtos Aliexpress, tive os valores debitados no cartão mas jamais recebi as mercadorias. Pode ter havido desvio nos Correios mas em uma das compras recebi uma mensagem afirmando que a compra havia sido cancelada por falta de pagamento (mesmo o valor sendo pago no cartão).

    Responder
  49. Fazendo. Uma compra. De um celula eu porsso parcela. No cartao

    Responder
  50. Conhece alguém que já tenha comprado uma banqueta ?? Sabe se chegou direito se foi taxado ???

    Responder
  51. Olá podem me ajudar primeira vez que quero comprar aliás fiz uma compra pelo boleto no airpress mas nao me mandaram nada no meu email apareceu nos documentos do meu celular a fatura correspondente a essa compra e seguro eu pagar geralmente sempre compro nos sites brasileiros eles sempre manda toda hora os andamento dos produtos

    Responder
  52. Compras pelo boleto bancário é seguro?

    Responder
  53. Os valores dos iPhones 11 por R$1.619,00 no site Aliexpress é verídico?
    Ou é propaganda enganosa?
    Chega realmente? Eu nunca comprei neste site. Por isso gostaria de obter essas informações.
    Obrigada!

    Responder
  54. Oi eu antes de efetuar a compra de um produto eu verifiquei a credibilidade do vendedor, mas depois que confirmei o pagamento, não consegui mais achar informações sobre o vendedor e muito menos entrar em contato com ele, oq eu posso fazer para ter certeza que não fui enrolado?

    Responder
  55. Não existe uma área de reclamação pela demora, um suporte, não obedece o código de defesa do consumidor, comprei produto com quase 60 dias sem receber, não há área para reclamação.

    Responder
  56. Já comprei por várias plataformas chinesas de compras on line, essa é a pior de todas, se a mercadoria não chega, para bens vc ficou no prejuízo.
    A não ser se vc quiser arriscar ficar sem o seu dinheiro e produtos.

    Responder

Deixe um comentário