Aliexpress – é confiavel e Reclamações. Vale a pena usar em 2017?

Aliexpress – é confiavel e Reclamações. Vale a pena usar em 2017?
5 (100%) 1 vote

Aliexpress (aliexpress.com) é uma plataforma de transação online popular chinesa, iniciada em 2010, que permite a exportação de mercadorias da China diretamente para os compradores.

1. O que é o Aliexpress?

O portal pertence ao grupo de negociação Alibaba, que foi fundado em 1999 e administra outros portais como o Yahoo Chinês. O AliExpress está disponível para usuários que estão conectados (que configuram uma conta no site – instruções relativas ao processo de registro estão abaixo) em todo o mundo e também está disponível na forma de um aplicativo para dispositivos móveis.

Aliexpress.com oferece uma ampla gama de produtos de todas as categorias, incluindo vestuário, eletrônica, design de interiores, alimentos e cosméticos. Os produtos são vendidos diretamente pelos fabricantes Chineses, o que permite que você os compre a um preço inferior.

2. Como começar a comprar no AliExpress. 

Atualmente, o site está disponível em outras línguas além do Inglês, o que torna a navegação e compras mais fáceis e contribui para o aumento da popularidade da plataforma em países de língua não-inglesa. Para novos usuários, um pequeno manual foi preparado, que apresenta o processo de registro de um novo usuário, bem como o processo de compra.

screen1

Antes que você possa começar a fazer compras, você precisa criar sua própria conta, o que irá permitir que você faça o login e compre produtos. A fim de fazer isso no site principal, Aliexpress.com, você tem que clicar no botão “Entre/Inscreva-se” – “Participe grátis”, localizado no canto superior direito.

Em seguida, você tem que clicar em “Inscrever-se” novamente, para configurar uma nova conta. Você também pode usar seu perfil no Facebook ou endereço de e-mail existente – se você optar por se inscrever usando seu endereço de e-mail, você será redirecionado a um pequeno formulário especial no qual você será solicitado a fornecer seu nome, sobrenome, e-mail e a senha que você definiu para a sua recém-criada conta.

screen2

O processo de inscrição foi simplificado ao limite máximo e até mesmo um iniciante será capaz de se inscrever e fazer compras nesta plataforma online. Após enviar o formulário preenchido, o usuário está automaticamente conectado e está pronto para fazer compras no site.

 

screen3

A pesquisa pelo produto de interesse é intuitiva. O usuário tem a possibilidade de procurar o nome do produto ou pode navegar através das categorias escolhidas. O portal também fornece um vídeo claro em relação à procura de produtos no site. A gravação está disponível no canal oficial Aliexpress do YouTube:

AliExpress – Como Encontrar os Produtos no AliExpress

3. Processo de Compras – passo a passo. 

Depois de visitar o site Aliexpress.com e fazer login para a conta criada anteriormente, os usuários pesquisam por produtos usando o painel de pesquisa (lupa) ou escolhendo uma categoria na página inicial do lado esquerdo. Se o usuário quiser navegar através de todas as categorias, ele pode fazer isso, clicando em “Ver todos”.

screen4

Depois de encontrar um produto específico, o usuário clica sobre o dado produto para ver a sua página, os detalhes do produto e mais fotos.

screen6

Na página do produto, o usuário pode obter mais informações como: quantas pessoas já pediram o produto, quantas pessoas acrescentaram na sua lista de desejos, e qual é a classificação dos vendedores. A quantidade de estrelas indica se as pessoas que já compraram e receberam os produtos estão satisfeitas com eles. O comprador deve se lembrar de ler atentamente a descrição do produto e verificar as opiniões dos outros usuários (“Feedback”). É a base para uma transação finalizada positivamente que satisfaz o comprador.

Se um usuário está pronto para comprar um determinado produto, ele deve clicar no botão “Comprar Agora”, que o redireciona para a forma de entrega. Depois de fornecer o endereço, o usuário pode escolher um método de pagamento conveniente, que depende do país de residência (mais informações sobre os pagamentos podem ser encontradas a seguir no texto). Depois de fazer o pagamento e receber a confirmação, o comprador pode esperar a entrega dos produtos adquiridos.

Em relação ao processo de venda, você também pode se familiarizar com o vídeo de instruções do AliExpress: Como Comprar no AliExpress,

4. Pagamento pelas compras no Aliexpress.

screen9

Esta plataforma de vendas oferece aos compradores alguns métodos de pagamento para escolher, e sua disponibilidade depende do país de residência de um determinado usuário. Independentemente do país ou continente, o comprador tem a possibilidade de usar um método de pagamento online rápido e a moeda da sua conta não importa (a conta em moeda estrangeira não é necessário). Há também a possibilidade de pagar com cartão de débito ou crédito.

Durante o pagamento, o banco do comprador irá converter automaticamente a quantidade dada em dólares (essa é a única moeda válida no AliExpress) – todo o processo é automático e não envolve o comprador, o que simplifica o processo e não limita os compradores que utilizam os serviços de diferentes bancos. Um comprador deve conhecer os preços e as regras do banco onde tem uma conta antes de fazer uma compra, porque alguns bancos podem cobrar taxas ou comissões adicionais para o método de pagamento escolhido ou conversão de moeda.

5. Transação segura no Aliexpress

Apesar das compras online serem algo comum hoje em dia, ainda existem muitos usuários da Internet que se preocupam com a segurança, especialmente quando fazem compras em sites estrangeiros. É por isso que a plataforma de vendas Aliexpress apresenta a sua própria política em relação à segurança dos compradores, o que garante uma sensação de segurança para todos os usuários (mais detalhes podem ser encontrados AQUI).

6. Comunicação com o vendedor.

Na página do produto, o usuário pode sempre encontrar informações sobre o vendedor, o número de opiniões positivas de compradores e os comentários que eles postaram. Classificações elevadas e uma grande quantidade de opiniões positivas indicam credibilidade e honestidade do vendedor. Se o usuário tiver perguntas adicionais sobre os produtos, ele pode clicar em “Entrar em Contato Agora” e enviar uma mensagem ao vendedor.

screen8

7. Aguardando pela entrega

O tempo de entrega é sempre determinado com cada produto – é sempre um período de tempo determinado pelo vendedor, que garante que nesse tempo um dado produto vai ser enviado e entregue ao comprador. O prazo de entrega é diferente para os EUA, Rússia e países europeus. As estatísticas mostram que o tempo médio de espera de entrega é de 1 a 6 semanas, mas tudo depende do vendedor e do país receptor.

8. Seguindo os pacotes

Quando um comprador adquire um produto, o vendedor é obrigado a fornecer um número de pedido (opção “rastreio”). O comprador que tem acesso ao número pode rastrear o pacote e verificar a fase de entrega.

9. Reembolsos e reclamações sobre AliExpress

Aliexpress tenta garantir segurança e satisfação total das compras no site e inclui seus usuários em um programa de segurança do comprador. Um vendedor tem uma determinada quantidade de tempo para fornecer os produtos ao cliente – é o chamado “período de proteção”, que geralmente tem a duração de 60 dias. Sete dias antes do final deste período, o comprador pode iniciar uma “disputa” com o vendedor.

Se o vendedor garante que o produto foi enviado, o período de proteção pode ser estendido (até 120 dias). É importante saber que o vendedor recebe o pagamento pelos produtos vendidos somente após o comprador confirmar que recebeu a ordem e que o produto correspondia à descrição (ou se o período de proteção terminou e o comprador não apresentou nenhuma queixa). No entanto, se o comprador não receber o produto ou não corresponder às suas solicitações e não coincidir com a descrição, eles podem começar uma “disputa” e solicitar um reembolso de tudo (reembolso total) ou de uma parte (reembolso parcial) do valor pago.

Se a disputa com o vendedor é bem fundamentada e forem apresentados elementos (por ex., imagens do produto com defeito ou uma gravação), então o dinheiro deve voltar para o comprador dentro de alguns dias. Também é importante ressaltar que, ainda que o produto não corresponda à descrição e o vendedor tenha dado um reembolso, o comprador pode manter o produto (defeituoso) e não precisa enviá-lo de volta para o vendedor.

10. É necessário pagar impostos pelo bem comprado?

Se os usuários fazem compras pequenas para seu próprio uso e a quantidade declarada no valor do pacote não é muito alta, então não há nenhuma obrigação de pagar quaisquer direitos adicionais; de acordo com a lei, se o valor dos produtos encomendados não exceder 150 EUR o imposto não é obrigatório. No entanto, se o comprador adquire um bem em maiores quantidades ou se o produto adquirido é de valor alto ele tem que estar preparado para o imposto a ser cobrado.

Em seguida, o comprador tem de confirmar o valor do pacote e transferir a confirmação do pagamento para a Alfândega. Em seguida, juntamente com o pacote, o comprador receberá informações sobre o imposto que ele precisa pagar.

Para resumir – vantagens e desvantagens do Aliexpress

Vantagens:

  • Possibilidade de comprar produtos a preços atrativos diretamente dos fabricantes na China
  • Um bom sistema de defesa ao consumidor
  • Um sistema de pagamento direto
  • Muitos cupons promocionais para os usuários que, adicionalmente, diminuem os custos das compras, entregas gratuitas

Desvantagens:

  • Longo período de espera da entrega
  • Possibilidade de receber produtos de baixa qualidade e encontrar vendedores desonestos
  • Risco de compra de produtos de imitação
  • Suporte ao usuário deficiente em outras línguas além do inglês, chinês ou russo.

Aliexpress - é confiavel:

  1. Eu não gosto de esperar pelos meus pedidos, mas os preços são tão bons que se eu não tiver que comprar algo instantaneamente, vale a pena. Eu não consigo mais imaginar minha vida sem compras na Internet.

    Responder
  2. Oi! Eu tenho uma pergunta… Eu realmente não entendo isso porque é minha primeira compra – Eu pedi algumas coisas há cinco dias e eu consigo ver que no histórico de pedidos, há algumas informações sobre o processamento de pagamentos (e o pagamento online foi realizado com sucesso) e há também algo sobre 5 dias e algumas horas e minutos – o que é isso??? O que é essa contagem regressiva? Será que não aceitou o meu pagamento? Obrigado pela ajuda.

    Responder
  3. Olá, não se preocupe, está tudo bem. 🙂 É apenas um período de tempo no qual o vendedor tem que enviar o pacote com o seu produto e fornecer o número dos pedidos 🙂

    Responder
  4. Oi, eu sou novo nisso também, então por favor me ajude – aqui diz “48 dias” ao lado do meu pedido – isso significa que eu vou receber a entrega só depois disso, então? O que é isso?

    Responder
  5. Este é o período de “proteção” do comprador – o momento em que o pacote deve chegar até você (e você tem que confirmar no site).

    Responder
  6. Eu sou tão estúpido, eu cliquei acidentalmente em “cancelar o pedido,” 🙁 o que eu faço agora? : ((( Claro que eu enviei o dinheiro…

    Responder
  7. Eles só irão te dar o dinheiro de volta. Se você quiser comprá-lo, você vai ter que pedir mais uma vez.

    Responder
  8. Oh nããããããããooo 🙁 Mais espera 🙁

    Responder
  9. Bem – é assim que é quando você apenas clica sem prestar atenção…

    Responder
  10. Lembre-se de realmente ler estas descrições, quando eu vejo estas promoções que eu penso imediatamente sobre estas fotos “Expectativa e Realidade.” Você tem que ter cuidado com os Chineses …

    Responder
  11. Posso pagar com cartão de crédito? Eu acabei de ver algo que eu gostei.

    Responder
  12. Sim – você só tem que escolher a opção de pagamento com cartão.

    Responder
  13. Existe a possibilidade de usar o PayPal?

    Responder
  14. Como é possível um vestido custar por ex. dois dólares? O_o Tão estranho…

    Responder
  15. Olá! Você tem que ter cuidado com essas ofertas, as pessoas geralmente as compram porque elas querem comprar roupas por quase nada, mas ou elas nunca recebem o pacote ou é realmente uma coisa Chinesa ruim. Os produtos fabricados na China não têm que ser de baixa qualidade (olhe em torno das suas casas e vocês vão ver que 90% das suas coisas vieram da China), mas não vamos nos enganar achand que podemos encontrar algo ótimo por um dólar.

    Responder
  16. Eu apaguei a conta de e-mail que usei para o Ali 🙁 E agora???

    Responder
  17. Vai ser mais fácil configurar uma nova conta com um novo endereço de e-mail. O processo de inscrição leva, literalmente, um pouquinho. Ou você pode se inscrever usando o Facebook, o que levará literalmente alguns segundos.

    Responder
  18. O Ali é ótimo se você se preocupa com os preços (mas nem sempre), mas não se preocupa com o tempo de entrega curto. Nós podemos ter certeza de uma coisa – uma entrega da China não vai chegar até você em 24 horas – compras instantâneas não são uma opção.

    Responder
  19. Se alguém não esteve por lá ainda então sua situação financeira está em perigo: P Lembre-se que as suas compras devem ser sempre razoáveis e pensadas! É tão fácil de clicar em “Comprar” online, mas os nossos cartões de crédito têm um certo limite…

    Responder
  20. Quero comprar um computador é viável pelos riscos?

    Responder
  21. O pagamento de uma compra feita com cartão de crédito pode ser parcelado? E pode ser usado cartão de crédito nacional (valido no brasil) ou so internacional?

    Responder
  22. fiz uma compra de um vestido no site aliexpress e faz uns 3 meses q se passou e o vestido nao chegou. No site aliexpress disse que ( foi concluido) o objeto sendo que nao recebi nada, esta ate aparecendo para eu avaliar o produto como se eu ja tivesse o recebido. Liguei para a agencia geral dos correios e eles falaram que de fato nao receberam minha mercadoria aqui no brasil. ja falri com o vendedor e ele disse que isso é normal. Mas nao é! qual o procedimento que devo tomar agora?

    Responder
  23. Fiz uma compra até hoje não chegou.. solicitei o reembolso e não foi feito.. sai no prejuízo

    Responder
  24. oiii ,to vendo um celular da samsung ,queria saber se é original ou replica ?

    Responder

Deixe um comentário